No ano de 1892, Giuseppe Fantini e Maria Fogli, com os filhos Sante, Giuseppe, Armando, Antonio e Luigi, partem da Itália e desembarcam na cidade do Rio de Janeiro, capital do Brasil.
Vieram porque o período sucessivo à Unificação da Itália foi de grande instabilidade política e social. Na nova Nação, agravou-se tal situação com o assassinato do rei Umberto I em 1900.
Como outros tantos compatriotas, Giuseppe e Maria decidem tentar a vida na América, terra em que recomeçariam suas vidas.
No Brasil, dirigem-se ao estado de Minas Gerais, onde imigrantes estavam sendo contratados para trabalhar em atividades manuais ou técnicas.
Instalam-se em Juiz de Fora, nesse então, próspero município do estado de Minas Gerais e objetivo de inúmeros imigrantes. Têm ali a filha de nome Luisa.
No estado de Minas Gerais, também se produzia desenvolvimento em outros municípios.
Em busca de novas experiências, Giuseppe e Maria dirigem-se inicialmente a Barbacena, ali permanecendo por um tempo.
De Barbacena seguem finalmente para Nova Lima, município contíguo a Belo Horizonte, nova capital do estado de Minas Gerais. Ali estabelecem, adaptam-se e têm o último filho de nome Francisco.
Em Nova Lima, Giuseppe, de mister marceneiro, trabalhando em uma marcenaria, agora de sua propriedade, logra criar seus filhos. Ali falece por broncopneumonia, aos 50 anos de idade, tendo vivido 17 anos no Brasil.